Baixe nosso modelo de declaração de endereço e veja como deve ser feito e o que colocar. Para quem não sabe ao certo, a declaração de endereço existe para comprovar o local onde uma pessoa reside. O documento pode ser exigido em diversos casos e instituições do país.
A declaração de endereço pode ser assinada pelo proprietário do imóvel ou outra pessoa que resida no local, desde que tenha conta ou fatura emitida em seu nome para esse endereço. Porém, algumas instituições podem exigir que somente o dono do imóvel façam a declaração.
Saiba a importância do documento, dados necessários, dicas e baixe o modelo de declaração para comprovar endereço.
Importância do modelo de declaração de endereço
A declaração de endereço é muito importante, sendo por meio do documento feita a comprovação do endereço da pessoa que emite a declaração. As instituições costumam solicitar essa declaração as pessoas que não possuam conta ou fatura em seu nome endereçadas ao local que residem.
Além disso, a maioria das instituições podem o documento para efetuar os seguintes procedimentos:
- Abertura de conta bancária;
- Concessão de benefícios oferecidos pelo governo;
- Matrícula em escolas e faculdades;
- Admissão em emprego;
- Dentre outras situações.
A declaração deve de forma objetiva e clara informar os dados necessários para confirmar o endereço do declarante. O documento deve ser redigido na norma culta da Língua Portuguesa, pois trata-se de um documento formal.
Dados necessários que devem conter na declaração de endereço
Os dados necessários na declaração podem alterar conforme o objetivo de sua emissão, ou até exigências exclusivas da instituição que solicitou o documento.
Na declaração de endereço padrão, os dados básico solicitados são:
- Nome completo do dono do imóvel (ou da pessoa que estiver com a conta de consumo ou fatura em seu nome);
- Dados de identificação do dono do imóvel (CPF,RG, endereço);
- Nome completo do inquilino;
- Dados de identificação do inquilino (CPF,RG, endereço);
- local, data e assinatura do proprietário do imóvel.
Os dados informados são básicos em qualquer declaração de endereço. O proprietário é a pessoa mais indicada para assinar a declaração, pois por ser proprietário do imóvel, possui conta de consumo ou outros documentos que comprovem serem donos da residência.
Algumas instituições pedem que o assinante da declaração anexe uma conta de consumo (água, luz, internet), desde que a conta esteja no nome da pessoa que assina a declaração.
Dicas de como escrever uma declaração de endereço
Escreva todas as informações do documento sempre de maneira legível e objetiva. Se escrever de próprio punho, escreva em letra legível e sem erros ortográficos.
Uma boa dica é escrever a declaração no computador e, após imprimir e assinar o documento. Assim é possível evitar e corrigir erros ortográficos, e deixar o documento muito mais formal.
Lembre-se que a declaração é um documento, por isso evite usar gírias e palavras coloquiais. Use sempre a norma culta da Língua Portuguesa e evite colocar informações em excesso que não acrescentam ao objetivo do documento.
Se ainda tiver dúvidas de como redigir a sua, uma excelente opção é usar um modelo pronto de declaração. Assim é possível editar rapidamente os dados, imprimir e assinar sua declaração de endereço.
Modelo de declaração de endereço: Baixar
Para facilitar, deixamos o download do modelo da declaração em Word (DOC) e PDF.
Modelo 1: PDF | DOC
Modelo 2: PDF | DOC
Modelo 3: PDF | DOC
Modelo 4: PDF | DOC
Modelo 5: PDF | DOC
Agora é só baixar, editar e imprimir sua declaração de endereço!